terça-feira, 21 de outubro de 2014

6 Dicas de Marketing para Pequenas Empresas


As pequenas e médias empresas que estão dispostas a crescer precisam  investir na marca e na divulgação de seus produtos e/ou serviços.
Mesmo sem uma área especializada de marketing, é possível definir algumas ações para a sua equipe que vão ajudar a fortalecer o negócio.

6 Dicas essenciais para fortalecer o marketing na sua empresa:

Invista nas redes sociais
Crie páginas na internet e perfis nas principais redes sociais. Cada vez mais as pessoas compram e discutem marcas e produtos pela rede e as empresas que ficarem de fora desse movimento vão perder novos consumidores. Além disso, através das redes sociais é possível ouvir o seu cliente, encontrar pontos a melhorar e fazer mudanças no negócio seguindo a demanda de quem compra;

Construa uma marca forte
Mesmo que não se torne conhecida do público geral, é importante que uma pequena empresa consolide a marca em seu mercado potencial. Para isso, os funcionários, colaboradores e clientes precisam ter clareza sobre a imagem da empresa, já que são eles quem ajudam a divulgá-la. Também é fundamental ter uma posição clara no mercado e construir uma identidade visual padronizada, através pro exemplo de cartões de visita e folders promocionais.

Ofereça um bom atendimento
A impressão que o cliente leva da sua empresa importa tanto quanto o produto. Por isso, é imprescindível um bom atendimento. Isso inclui responder as reclamações e solicitações dos consumidores com agilidade e manter um canal direto entre eles e a empresa.

Calcule o retorno do marketing
Antes de uma ação, investigue quem é o seu público e qual o efeito esperado. Tenha uma planilha organizada que compare o objetivo da nova estratégia com o resultado conseguido. Compare também os números do período anterior para calcular o impacto do esforço feito para divulgar a marca.

Faça um plano de marketing
O planejamento de marketing é tão importante quanto o plano de negócios e o tributário. O primeiro passo é analisar os fatores externos e internos que podem influenciar o desempenho da empresa. Entenda como funciona o comportamento de compra do cliente e conheça bem os outros players do mercado. Isso ajuda a definir o posicionamento da empresa e traçar as estratégias, os objetivos e as metas de marketing. Todo plano de marketing deve ter um cronograma que indique um responsável por cada ação.

Informe-se e estude
Para os empreendedores que não tem uma formação em administração ou uma boa base em conceitos de marketing, os livros podem ser uma saída. Existe uma extensa bibliografia sobre o assunto da qual os pequenos empresários podem tirar proveito. Para começar, busque um autor consagrado, como Philip Kotler e seu livro Administração de Marketing. Se o foco for serviços, a dica é ler Marketing de Serviços: pessoas, tecnologia e resultados, de Lovelock e Wirtz. Para ajudar na elaboração do plano de marketing, fique com Planos de Marketing, de McDonald.



                                                                                                                          Fonte: Exame PME


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